quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Perca a vergonha e aproveite o verão para treinar na praia.

Dez dicas para praticar esportes com a brisa do mar soprando no pescoço:

1. Escolha bem a faixa de areia onde você vai treinar. A areia dura, perto da água, é muito boa para correr, porque tem uma boa assimilação do impacto. Já o piso fofo deve ser evitado, porque causa uma sobrecarga maior nas articulações. O mesmo acontece quando você corre em praias onde há inclinação, estas faixas de areia devem ser evitadas

2. Esqueça os chinelos ou os pés descalços na hora de treinar na praia. Correndo de tênis, você aumenta muito o impacto das pisadas, ficando mais exposto a lesões. Descalças, as pessoas tendem a fazer muita força com os dedos na areia para se movimentar. Essa tração com os dedos é prejudicial para quem não tem costume de treinar sem calçados, podendo ocasionar luxação da articulação dos dedos. Além disso, há o risco de pisar em alguma pedra ou concha, provocando cortes. Procure modelos de calçados que secam facilmente.

3. Controle a quantidade de líquidos que você consome enquanto pratica atividade física na praia. A necessidade de hidratação aumenta quando os esportes são praticados ao ar livre. Mas não adianta beber demais, sob o risco de ficar com o corpo pesado. Além da água, sucos e isotônicos são uma opção saudável para quem faz treinos superiores a uma hora e precisa repor também os sais minerais. O consumo ideal inclui 400mL a cada hora de treino, divididos em vários goles.

4. Trabalhe o foco e a concentração enquanto faz os exercícios. A movimentação intensa na praia e a ausência de uma área marcada para treinos podem dificultar os movimentos de quem está começando um programa. Esqueça o que acontece em volta e concentre-se na sua respiração e na postura.

5. Treinar de manhã é mais indicado na fase de adaptação ao clima quente. Isso porque a temperatura está mais amena e você não sente tanto o cansaço, conseguindo um bom rendimento. Só não se esqueça de tomar um café-da-manhã reforçado, prevenindo tonturas e um desgaste excessivo do organismo.

6. Use roupas próprias para os dias quentes, que permitam uma troca de calor mais eficiente. Dry Fit; Tec Fit e Cool Dry são exemplos de tecidos que favorecem a perda de calor para o ambiente. Com isso, o suor diminui e a sensação de peso, causada pelo tecido molhado, também. Com menos desconforto, você fica à vontade para treinar mais tempo.

7. Calcule bem sua adaptação à praia. Treinando nos mesmos horários e com a hidratação adequada, dá para manter o tempo de prática da academia. Mas não se assuste caso o cansaço chegue mais cedo. Em geral, um aluno que consegue correr uma hora na esteira rende bem por 40 minutos à beira-mar. Com o passar dos dias, no entanto, a diferença tende a desaparecer.

8. Proteja os olhos com óculos de sol. Mesmo que você treine bem cedo ou mais no fim do dia, quando a claridade não atrapalha, é preciso prevenir a irritação causada pelos grãos de areia soprados pela brisa. E lembre-se de passar filtro solar com FPS 30, no mínimo.

9. Adapte sua alimentação à nova rotina de treino. Alimentos ricos em água, proteínas de fontes de baixa gordura e carboidratos de baixo índice glicêmico são necessários para evitar o risco de ter hipoglicemia durante o treinamento.

10. Não se intimide pela areia ou pelas pessoas em volta. Com a orientação de um professor, que pode dar dicas antes de você viajar, você consegue fazer esportes com segurança total. Esse acompanhamento é necessário para indicar limites e prevenir os exageros, comuns no ambiente agradável à beira-mar.

Fonte: http://www.minhavida.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário